terça-feira, 10 de agosto de 2010

WFAC 2010 - Dahn - Alemanha





De 1 a 7 de Agosto, estes dez arqueiros da FABP representaram Portugal no Campeonato do Mundo de Tiro Field, que se realizou na pequena cidade de Dahn, na Alemanha.


Foi um dos campeonatos mais concorridos dos últimos anos, com mais de 700 participantes de todo o mundo, estando alguns países representados pela primeira vez.



Havia cinco percursos diferentes para seniores e veteranos e um percurso único para cubs e juniores, todos com um grau de dificuldade extrema, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista técnico.



O desenho dos percursos obrigava, permanentemente, a executar tiros ascendentes e descendentes com inclinações até aos 45/50 graus, alguns com 70 metros, que os atletas tinham de percorrer para contar os pontos, recolher as flechas e fazer o tiro seguinte.



Este facto deu origem a inúmeras desistências pois, embora todos os participantes estivessem informados que o terreno seria duro ninguém, excepto alemães e austríacos, imaginou que seria daquele nível.



A participação portuguesa foi, apesar das duas desistências por lesão, bastante boa. O facto de ter podido concluir estes cinco dias de prova foi, desde logo, uma tremenda vitória para qualquer um.



Ana Cristina Almeida (FU Sen Fem) foi forçada a desistir devido ao excesso de esforço que os tiros fortemente inclinados exerceram no ombro esquerdo e cujas dores a impediram de continuar, apesar das duas tentativas para voltar à competição.



Ana Nogueira, a outra representante da classe FU Sen Fem teve um mau começo, fruto de uma lesão num joelho que contraiu poucos dias antes da partida para a Alemanha e que não lhe permitiu uma boa execução, mas bateu-se com grande sacrifício e ainda conseguiu subir alguns lugares na classificação geral, terminando em 20º lugar.



O júnior Tiago Soares (BHR Jun Masc) desistiu, na sequência de uma queda aparatosa que, não tendo tido consequências físicas, o deixou bastante debilitado para continuar.



Melhor sorte teve o outro júnior da comitiva, o João Almeida (FSR Jun Masc). Depois de uma luta que durou até ao último dia na disputa pelo 2º Lugar, conquistou uma bem merecida medalha de bronze.



Com 2552 pontos o representante da classe BU Sen Masc, Luís Cruz alcançou o 14º lugar, a 134 pontos do primeiro classificado, num total de 2800 pontos possíveis, naquela que é uma das classes mais competitivas.



Na mais competitiva de todas as classes (FU Sen Masc), estivemos representados pelos atletas Vitor Hugo Ferreira (20º) e António Nogueira (67º). Para termos uma ideia do grau de competitividade desta classe, a diferença pontual entre o primeiro classificado e o 67º é de apenas 219 pontos, nos 2800 possíveis.



Ainda na mesma classe, mas na categoria de veteranos (FU Vet Masc), a nossa representação esteve a cargo de Henrique Jourdan, que alcançou o 13º lugar, a 160 pontos do primeiro classificado.



Na classe BHR Sen Masc, os nossos representantes foram o Campeão da Europa em título, Rui Martinho que alcançou um excelente 6º lugar e Armindo Mateus, que alcançõu o 19º lugar, ambos em disputas que só ficaram decididas no último dia.




A Marcha das Nações




Os Campos de Treino




Os Percursos






A Medalha de Bronze do João Almeida

3rd WCSA 3D Championship


Portugal esteve representado no 3º Campeonato do Mundo 3D da WCSA pelos besteiros João Pedro Santos, Carlos Almeida e Miguel Duarte, cujas classificações podem ser consultadas em www.fabp.pt.

O Miguel Duarte estava convidado pela WCSA para ser um dos árbitros do campeonato, pois havia realizado o respectivo curso em 2009 aquando do Campeonato do Mundo de Besta Field realizado em Portugal, mas devido ao reduzido número de atletas inscritos a poucos dias do seu início, optou por participar como atirador, juntamente com os outros dois atletas.

Estamos certos que estes atletas disputaram as classificações até aos seus limites e fizeram o melhor que estava ao seu alcance.

Aos três apresentamos os nossos agradecimentos pela participação e os parabéns pelas classificações alcançadas.

É que, além de não apresentarem grandes diferenças pontuais com os restantes competidores, tiveram de competir com atletas de países com grande tradição no tiro com besta.

Logo que possível disponibilizaremos algumas fotos deste evento.